segunda-feira, setembro 7

Universidade? Vamos a uma TAG



ESTAMOS QUASE, QUASE DE VOLTA ÀS AULAS! Estão preparadas?
Sei que muitas de vocês já sabem que ficaram colocadas numa determinada faculdade, e desde já... MUITOS PARABÉÉNS! Sabendo desta pequena grande etapa da vossa vida, que tenho a certeza que vão adorar, decidi então responder a uma TAG sobre a faculdade, já muito respondida por youtubers, para vos esclarecer algumas dúvidas e falar um pouco sobre o meu percurso na universidade.

Vamos então começar:

 1♥ Quando ingressaste na universidade? 
Ingressei o ano passado, em 2014.

 2♥ Em que curso estás/estiveste? 
Contando-vos melhor o meu percurso, eu comecei por entrar no curso de Geologia, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Não era o curso que eu queria, é verdade, mas Geologia surpreendeu-me imenso, como nunca pensei. 
Agora estou em Biologia, na mesma faculdade, não que tenha entrado na 2ª ou 3ª fase, mas sim através da mudança de curso dentro da faculdade, e... ESTOU A ADORAR!

 3♥ Sempre soubeste o curso que querias seguir ou foi uma escolha à ultima da hora? 
Não foi bem uma escolha à última da hora, no entanto, antes de me candidatar encontrava-me numa indecisão tremenda entre o curso de Bioquímica e o de Biologia, pelo simples facto de através destes dois cursos ser possível adquirir a profissão que eu tanto desejo. 

 4♥ Porque é que escolheste o curso em que estás agora? Com que objectivos? 
Durante o meu percurso no secundário, eu fui percebendo quais eram as coisas que me interessavam e que tinha realmente curiosidade em saber e aprender. E as minhas notas a biologia ajudaram-me imenso a escolher o curso onde estou, pois bioquímica é mais virado para as químicas e apesar de sempre ter tirado muito boas notas a ambas as disciplinas, eu nunca precisei de estudar tanto para Biologia, devido à matéria me entrar mais facilmente na cabeça. Daí ser mais fácil esta minha escolha com o objectivo de chegar a um laboratório. 

 5♥ O que achas da tua universidade? Pontos positivos e negativos. 
A FCUL é brutal! Tem imensos espaços para o convívio, estudo e refeição. As salas de aula estão em muito bom estado, os professores são cinco estrelas, e o que mais gosto nesta faculdade, é o facto de haver um pavilhão especifico para cada curso.
Pontos negativos, não tenho assim nada a dizer, a não ser o facto de o ano passado, a meio do ano, a cantina ter fechado para obras.

 6♥ No geral, como tem sido a tua experiência? 
Eu tenho adorado a faculdade, é um mundo completamente diferente do secundário. Adaptei-me muito facilmente, após ter caído de para-quedas no meio da FCUL e não conhecer ninguém. Adorei os professores, as disciplinas, as aulas e em termos de notas vou num bom caminho.

 7♥ Em relação às praxes, foste praxada? O que achaste desta experiência? 
Após todo o meu receio sobre o que ouvia por todo o lado, mesmo de pé atrás, decidi experimentar e ver como realmente seria o mundo da praxe, e acreditem ou não a partir do primeiro dia eu passei a adorar aquilo. Sei que falam coisas horríveis, mas na minha faculdade pelo menos nunca vi nada daquilo que é divulgado através dos Media. Está bem que gritam connosco, mas e daí? Eu mesmo assim fartava-me de rir! E acreditem que se a praxe assim não fosse, eu nunca teria feito amizades tão unidas como fiz. 
Foi mesmo uma das minhas melhores experiências de vida. É um completo soltar de emoções que nunca irei esquecer. 
Por isso APROVEITEM esta vossa nova etapa, e a cima de tudo DIVIRTAM-SE, tenho a certeza que vão adorar. 
Nunca se esqueçam que ninguém é superior, nem melhor que vocês!

 8♥ Qual a diferença entre a escola secundária e a universidade para ti? 
A principal diferença é a maturidade das pessoas. No secundário há muitas crianças aos gritos por todo o lado e na faculdade é tudo muito mais calmo e mais descontraído.
Outra diferença, é a preocupação dos professores. Aqueles que tinham no secundário super preocupados com as tuas notas e com o teu bem estar, na faculdade têm os "quem quer saber está atento, quem não está estivesse".
A maior das diferenças foi mesmo a inexistência do toque para a entrada. Qual intervalo descontraído à espera do toque para entrar, qual quê, há que ter responsabilidade, estar atendo às horas e ser pontual.
E por último, é na faculdade que nos apercebemos que finalmente estamos adultos e temos de ter cuidado com as nossas próprias decisões que nem sempre são as mais corretas, pois os nossos pais deixam de estar tão dentro do nosso percurso e a decisão deles não conta praticamente nada dentro da faculdade.

 9♥ Achas a universidade uma mais valia para quem quer seguir e ter o emprego desejado? 
Claro que sim! Apesar de existir imenso desemprego em todas as áreas, quando uma pessoa formada compete com uma pessoa não formada para um dado emprego, a formada será sempre a primeira opção. No entanto à parte disso, é na faculdade que nós aprendemos coisas mais especificas sobre aquilo que mais gostamos de fazer, daí ser sempre uma mais valia. 

 10♥ Achas a experiência de estudar fora da tua localidade importante? 
Eu não mudei de localidade para frequentar a faculdade, mas acho mesmo muito importante a mudança de "ares", conhecer pessoas novas, passar por novas experiências.... até porque é assim que passamos a ser mais responsáveis.

 11♥ Como são os relacionamentos entre amigos na universidade? 
Na maioria são bons, o pessoal costuma ser super unido, mas embora isso aconteça, há muitas pessoas interesseiras e obcecadas. Quando digo interesseiras refiro-me ao tipo de pessoas que só se interessa de conviver com os bons alunos para assim conseguirem obter melhores notas, e digo obcecados por quase todos os alunos terem um ato muito competitivo, não querendo partilhar a sua sabedoria com mais ninguém a não ser com eles próprios. 

 12♥ A universidade mudou-te como pessoa? 
Como pessoa não digo, porque continuo a ser a mesma pessoa de sempre. No entanto, sinto que cresci imenso, fiquei mais matura, mais responsável (em termos de tomar as minhas próprias decisões), espontânea e dedicada. Sinto que agora sim, sou eu própria.

 13♥ Que lema/lição levas desta etapa da tua vida? 
A maior lição que eu levo, é o meu método de estudo. Na faculdade o horário é sobrecarregado e aquilo que fazia no secundário de estudar tudo à ultima da hora... teve mesmo de mudar. 
Outra lição que eu levo é o facto de nunca mais ter medo ou vergonha de mostrar a pessoa que realmente sou, pois existem milhões de pessoas brincalhonas e alegres como eu. Nada nem ninguém é melhor que vocês. 

 14♥ O que aconselhas aos estudantes que vão entrar para a universidade? 
O que eu mais vos aconselho é que vão estudando ao longo do vosso percusro académico, irem à praxe para conhecerem as pessoas do vosso curso, tanto mais velhas como do vosso ano, até porque é lá que vão fazer as vossas melhores amizades. Aconselho-vos também a terem cuidado com as amizades, porque apesar de haver imensas pessoas que só querem o vosso bem, também há quem queira o vosso mal.


Chegamos então ao fim das perguntas, espero ter-vos ajudado um bocadinho a matar as vossas dúvidas, medos e curiosidades. Se tiverem mais alguma questão ou dúvida podem sempre perguntar nos comentário que responderei com todo o gosto.

VÃO ADORAR ESTA VOSSA NOVA ETAPA! DIVIRTAM-SE! ♥


Sem comentários:

Enviar um comentário

É um prazer ter-te aqui no meu pequeno grande mundo. ♥
Se tiveres alguma pergunta, opinião ou sugestão, envia-a para: mirandacsa@hotmail.com ou para o Facebook, onde a resposta será mais rápida. Beijinhos.